Galopim de Carvalho, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora

Decorreu no dia 9 de Abril a cerimónia de atribuição do grau de Doutor Honoris Causa ao Professor Galopim de Carvalho. Personalidade reconhecia pelo seu mérito científico e sobretudo como divulgador da Ciência, como gosta de afirmar, tem o seu nome ligado a várias causas, nomeadamente a defesa do património geológico, de que se destaca a cruzada em prol da conservação dos vestígios de dinossáurios em Portugal.
Menos conhecida, porque mais episódica, é a sua passagem pela Espeleologia. Galopim de Carvalho ingressou na Sociedade Portuguesa de Espeleologia em 1965 (sócio SPE#320), numa altura em que um conjunto de outros homens ligados às ciências, em particular a Geologia e a Arqueologia, emprestaram à Espeleologia o seu empenho no desenvolvimento de uma área do conhecimento ainda embrionária em Portugal, como foram, nesse ano e no seguinte, Ilídio Peres do Amaral (SPE#310), Rogério Rocha (SPE#323), Fonseca Ramos (SPE#327), Ruy Cinatti (SPE#328), Ribeiro dos Santos (SPE#338) e Victor Oliveira Jorge (SPE#348), entre outros. Galopim de Carvalho foi ainda Presidente do Conselho Técnico e Científico da SPE em 1967.
A Sociedade Portuguesa de Espeleologia congratula-se com a iniciativa da Universidade de Évora e deseja ao Professor Galopim de Carvalho as melhores felicidades. 

GALOPIM
Foto: Universidade de Évora

Galopim2Foto: Noel Moreira