No passado dia 23 de Novembro de 2010, decorreu em Almada a sessão de lançamento do livro "Raul Pereira de Sousa - Apontamentos Biográficos", cujos autores são Elsa de Sousa, filha do homenageado, e António Policarpo, numa edição da Câmara Municipal de Almada. Entre os oradores estiveram os autores do livro, o autor do prefácio e representantes do editor, do meio artístico e do poder local.

Raul Pereira de Sousa foi um ilustre sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Espeleologia tendo desenvolvido grande actividade e desempenhado cargos de direcção nas décadas de 40 a 70 do século passado. Nasceu no Largo de Santa Bárbara, em Lisboa, e viveu entre 1926 e 1999 a acumular experiência nas mais diversas actividades, assim como a arte plástica, a política, a vela, a investigação de história local e, claro, a Espeleologia

No seu contributo artístico, Raul Pereira de Sousa caracterizava-se pelo contraste entre o repouso e a turbulência, reflectido aliás neste livro. Ele procurava sempre a perfeição, o que justifica a frase tantas vezes ouvida pelo pintor Louro Artur: "Está cada vez melhor". Disto se apercebe o leitor à medida que a leitura flui através das páginas desta obra. O falecido consócio homenageado, foi um lutador pela classificação dos monumentos, nomeadamente da "Torre Velha", a qual tanto ansiava ver recuperada. Raul Pereira de Sousa tinha uma alma inquieta e criativa.

Mas o visado neste livro era também um lutador por ideais políticos. Amante da liberdade, na luta pela sua conquista foi preso pela PIDE, a polícia política do regime anterior ao 25 de Abril. Militante comunista, era um "provocador nato" sobre o regime, revelado nas reuniões do Partido Comunista Português. A título ilustrativo, referiu-se na homenagem que os projectos de lei do PCP, apresentados na Assembleia da República, com a delimitação das freguesias de Almada, foram elaborados por Raul Pereira de Sousa, que foi o verdadeiro obreiro da actual divisão administrativa do concelho. A propósito, o Presidente da Assembleia Municipal local recorda os belos e sugestivos desenhos a tinta da china, especialmente sobre Almada e as suas gentes.

Sobre a obra apresentada foram salientados dois pontos de vista: por um lado a qualidade gráfica do trabalho, com excelentes fotografias em suporte de qualidade superior; por outro lado o conteúdo, com uma concepção digna do visado, evidenciando equilíbrio entre textos e imagens e uma criteriosa apresentação de temas. "Raul Pereira de Sousa - Apontamentos Biográficos" é uma obra na qual cerca de duas dezenas de pessoas contribuem com depoimentos sobre os mais diversos aspectos da vida deste saudoso sócio da SPE, sem esquecer, como é de salientar, a Espeleologia, à qual se dedica neste livro um capítulo exclusivo.

Capa do livro "Raul Pereira de Sousa - Apontamentos Biográficos"

RaulPereiraDeSousa2 Raúl Pereira de Sousa explica às novas gerações de espeleólogos como se efectuavam as primeiras explorações na Gruta dos Moinhos Velhos, em Mira de Aire. Comemorações dos dez anos do PNSAC. Foto: Pedro Marote 1996

"Já tinha descoberto três escaravelhos das cavernas e um pseudo-escorpião de espécies desconhecidas. Agora, a bióloga portuguesa Sofia Reboleira, encontrou um novo insecto. As descobertas aconteceram todas em grutas, ao que não é alheio o facto de a cientista ser também espeleóloga.

A nova espécie de insecto, sem olhos e sem asas, foi descoberta em grutas do Algarve. "Esta descoberta acrescenta uma nova ordem à fauna cavernícola portuguesa, uma vez que não se conhecia qualquer dipluro [insecto] exclusivamente cavernícola em Portugal", explica a bióloga.

A nova espécie foi encontrada no âmbito do doutoramento da bióloga, orientado por Fernando Gonçalves, do departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e Pedro Oromí, da Faculdade de Biologia da Universidade de La Laguna, em Tenerife. O insecto – descrito em revistas científicas com o especialista espanhol Alberto Sendra – chama-se Litocampa mendesi, mede pouco mais de três milímetros e deverá existir há milhões de anos, sendo "evolutivamente um precursor dos insectos actuais", diz Sofia Reboleira, de 29 anos, natural das Caldas da Rainha.

Esta é a quinta espécie descoberta por Sofia Reboleira (três escaravelhos e um pseudo-escorpião), desde 2007, durante os seus trabalhos de campo realizados em grutas da serra de Aire e Candeeiros, do Algarve e de Montejunto. O pseudo-escorpião, nomeado Titanobochica magna, tem dois centímetros de comprimento e grandes pinças para agarrar as presas, e foi encontrado em quatro grutas do Algarve. O pequeno escaravelho Trechus tatai, um predador com dois milímetros de comprimento, foi descoberto numa gruta da serra de Montejunto. A este juntam-se outras duas espécies de escaravelhos cavernícolas, nas serras de Aire e na do Caldeirão, que a bióloga encontrou e estudou no mestrado."

In: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/ciencia/tecnologia/biologa-portuguesa-descobre-insecto

Realizam-se no dia 21 de Dezembro de 2010, pelas 10:00h, na sala 6.2.56, do Edifício C6 na Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa as provas de Mestrado da nossa consócia Ana Rita Coiteiro Alves Diniz com a dissertação intitulada: "Avaliação do risco de exploração de hidrocarbonetos na zona noroeste da Bacia Potiguar (Brasil) ". Também no mesmo dia e no mesmo local se realizam, pelas 14:00h, as provas de Mestrado do nosso consócio João Guilherme Olim Guerra, com a dissertação intitulada: " Estudo de Misturas de Finos de Pedreiras de Granito com Bentonite para Confinamento Hidráulico de Obras Geotécnicas com Funções Ambientais".

BoasFestas2010

CONVOCATÓRIA

Nos termos dos Art.ºs 36º, 39º, 40º e 41º dos Estatutos da Sociedade Portuguesa de Espeleologia, convoco a reunião do Congresso Nacional, para ter lugar nas instalações do Colégio Salesiano / Oficinas de S. José, Praça S. João de Bosco, nº 34, a Campo de Ourique, em Lisboa, no dia 15 de Janeiro de 2011, Sábado, com início às 09:00 horas e com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS:

Ponto Único – Apreciação e votação do relatório, contas e pareceres dos Corpos Gerentes Nacionais.

Lisboa, 14 de Dezembro de 2010

O Presidente da Mesa do Congresso

José Duarte Alves Bento

A nossa consócia Clara Sena realizará uma conferencia intitulada "Simulação numérica do transporte de radionuclídeos num aquífero superficial de Forsmark (Suécia)" no dia 2 de Dezembro às 17h00 na sala 6.2.56 do Edifício C6 na Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa. ConferenciaClaraSena

Este Curso de Iniciação à Espeleologia tem como objectivo dar aos participantes a capacidade de visitar uma gruta de dificuldade média, quando enquadrados por chefes de equipa habilitados, e descobrir globalmente os diferentes aspectos culturais, científicos e ambientais relacionados com as grutas e regiões calcárias. Realiza-se nos dias 17, 20, 21, 25, 27 e 28 de Novembro de 2010 e é composto por aulas teóricas, treinos técnicos em falésias e visitas a grutas de acesso vertical e horizontal.

Cartaz Curso Iniciacao Espeleologia 2010 - Novembro 2010 - Portugal

Com o apoio da Agência Ciência Viva a Sociedade Portuguesa de Espeleologia organiza dez visitas a regiões cársicas durante os meses Julho, Agosto e Setembro num total de 62 sessões:

Do Olho de Mira à Pedra do Altar e às Ventas do Diabo - Nova
A Lapa da Ovelha, a Pincha de Minde e o Regatinho - Nova
Grutas e Nascentes de Porto de Mós
Do canhão da Caranguejeira, pelo menino do Lapedo, às fontes do rio Lis e ao Buraco Roto
Da Arriba Fóssil da Serra dos Candeeiros às Grutas e Nascentes de Chiqueda
As grutas que escondem as águas subterrâneas da Serra da Arrábida
As nascentes dos rios Almonda e Alviela e a água que forma as grutas e os tufos calcários
Passeio pela serra de Montejunto entre o Vale das Rosas e o anfiteatro de Pragança
Grutas e nascentes do vale em canhão do Rio da Ota e de Alenquer

Grutas da Praia da Adraga e Pedra d’Alvidrar, com a serra de Sintra à vista

 

As visitas corresponderam a actividades de divulgação da Geologia e dos georecursos, através de passeios científicos no campo que possibilitaram à população a observação activa e o contacto directo com cientistas e técnicos deste sector.

Coordenação:

  • Ilda Calçada

Apoio Científico

  • Prof. Doutor José António Crispim
Monitores:
  • André Blanco
  • Ana Medeiros
  • Bruno Barros
  • Bruno Fonseca
  • Cristina Rito
  • Daniel Gabriel
  • Filipe Alberto
  • Filipe Cera
  • Frederico Ferreira
  • Henrique Rézio
  • Hugo Bernardo
  • Ilda Calçada
  • Inês Andrade
  • Joana Fragoso
  • João Guerra
  • João Silva
  • Jorge Lourenço
  • Luís Ramos
  • Milene Raimundo
  • Nuno Inês
  • Nuno Vieira
  • Pedro Marote
  • Pedro Mocho
  • Pedro Santos
  • Sofia Churro
  • Sofia Pereira
  • Sofia Rodrigues
  • Ulisses Correia
  • Vitória Gonçalves

logoCienciaViva

gv_ar

Canhão Cársico da Ribeira dos Amiais
 

ota_02

Este Curso de Iniciação à Espeleologia tem como objectivo dar aos participantes a capacidade de visitar uma gruta de dificuldade média, quando enquadrados por chefes de equipa habilitados, e descobrir globalmente os diferentes aspectos culturais, científicos e ambientais relacionados com as grutas e regiões calcárias. Realiza-se nos dias 5, 8, 9, 13, 15 e16 de Maio de 2010 e é composto por aulas teóricas, treinos técnicos em falésias e visitas a grutas de acesso vertical e horizontal. Cartaz Curso Iniciacao Espeleologia 2010 Maio

No âmbito das iniciativas de divulgação Grutas e Regiões Calcárias do Estrangeiro, vai organizar-se uma acção nos finais de Março.

Todos os interessados devem consultar Ilda Calçada pelo telefone 916636461.

Enquadrado no âmbito do certame Exposub (www.exposub.com) e integrado no Ciclo de Conferências subaquáticas 2010, dois sócios da SPE irão discutir temas relacionados com o mergulho com interesse para os sócios da nossa sociedade.

Sábado, 6-Fev, 16h30
Ricardo Constantino - "GUE, quem é?"

Muito se fala e escreve sobre a GUE (Global Underwater Explorers) e o mergulho DIR no geral. Haverá poucos temas que tanta emoção levanta nas discussões entre mergulhadores. Apesar (ou talvez por causa) da muita informação disponível continua a haver ideias preconcebidas deste sistema e filosofia de mergulho. Queremos apresentar a GUE: o que é, como e porque surgiu, quais os seus objectivos, que valores representa e cultiva.

Sábado, 6-Fev, 17h30
Luís Magro - "Espeleomergulho em Portugal"

Uma equipa de mergulhadores GUE e SPE tem vindo a explorar, topografar e filmar as principais grutas nacionais. Apresentamos uma síntese dos diversos projectos e resultados alcançados, incluindo registos fotográficos e de vídeo dos sistemas explorados.

Local :
FIL Parque Expo, Pavilhão 1, 1º andar, Sala 16.1
MV2009_P1000447