A Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE) é a pioneira, desde 1948, da Espeleologia organizada em Portugal e efectua explorações e estudos de grutas por todo o país. A SPE agrupa o maior número de especialistas da Espeleologia em Portugal e procura divulgar a sua acção junto do público em geral, de forma a mantê-lo informado e, em simultâneo, despertar novas vocações. A estrutura da SPE baseia-se nas Delegações, que se fazem representar na Direcção Nacional e no Congresso. Pequenos grupos de sócios podem ainda formar Núcleos.
A idoneidade da Sociedade Portuguesa de Espeleologia é reconhecida nacional e internacionalmente, pelo que é frequentemente solicitada por organismos públicos e entidades privadas para efectuar estudos especializados ou fornecer pareceres nas suas áreas de actuação. O trabalho pioneiro da SPE, de inventariação, caracterização e divulgação dos fenómenos cársicos, superficiais e subterrâneos, está na base da criação do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC).
A SPE é membro da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente e está inscrita no Registo Nacional das Organizações Não Governamentais de Ambiente e Equiparadas da Agência Portuguesa do Ambiente.