Visita às regiões cársicas da China

por Carlos Costa Almeida

Tal como tinha sido anunciado no Congresso da SPE de 2015, um grupo de sócios e amigos da SPE partiu para a China, com o objectivo de visitar algumas das regiões conhecidas pelas suas espectaculares paisagens e abundância de fenómenos cársicos. A primeira região a visitar inclui o Geoparque Mundial de Leye-Fengshan (Região Autónoma de Guangxii, Sul da China).
Este geoparque é considerado a capital mundial dos Tiangkeng, designação adoptada internacionalmente para dolinas gigantes de colapso, geralmente ligadas a redes subterrâneas, com dimensões que podem chegar a mais de 600 m de largura e outro tanto de profundidade.

Dolina gigante de colapso de Dashiwei
Dashiwei Tiankeng
No parque existem 28 destas estruturas espectaculares (a maior com dimensões da abertura de 600 m X 420 m e profundidade de 613 m). Além desta atracção particular, pois estas formas cársicas estão quase ausentes na Europa (apenas são assinaladas umas 6, distribuídas pela Eslovénia, Bósnia e Itália), poderão ser visitadas algumas grutas, nomeadamente a espectacular Luomei Lotus Cave, caracterizada pela presença de espeleotemas pouco comuns em forma de flor de lótus.
Durante o percurso desde a cidade de Nanning, que será a base a partir da qual partirá a excursão, até Leye, onde se situa o geoparque, poderemos observar muitos aspectos característicos do carso tropical (torres, arcos naturais, etc.).
A segunda parte da excursão será dedicada a visitar a região de Guilin-Yangshuo onde se poderá apreciar  a paisagem (considerada por muitos a mais bela do mundo) característica do carso tropical (carso de torres ou kegelkarst).

Região de Guilin-Yangshu