Espeleomergulho nas Grutas de Mira de Aire: importância para o conhecimento da rede espeleológica, a captação de água subterrânea e a divulgação das grutas turísticas

I Congreso Iberoamericano y V Congreso Español sobre Cuevas Turísticas

José António Crispim(1), Ricardo Constantino(2) e João Duarte(3)
(1) Sociedade Portuguesa de Espeleologia e Centro de Geologia da Universidade de Lisboa
(2), (3) Sociedade Portuguesa de Espeleologia

Resumo
As Grutas de Mira de Aire mostram ao público um importante segmento de uma galeria fóssil da Gruta dos Moinhos Velhos. Esta gruta tem sido explorada pela Sociedade Portuguesa de Espeleologia desde finais da década de 40 do século passado e integra no mesmo sistema espeleológico a Gruta da Pena e a Gruta da Contenda. Estas duas grutas conduzem até à superfície as águas que circulam no nível inferior, inundado, da Gruta dos Moinhos Velhos o que pôde ser comprovado por traçagem com fluoresceína. Em 1991 foram efectuados os primeiros mergulhos nas galerias inundadas, com o objectivo de obter um ponto de captação de água alternativo ao Olho de Mira, efectuando um furo para interceptar a zona montante do colector activo.

Já na segunda década deste milénio a exploração subaquática das galerias inferiores prosseguiu com o objectivo de identificar as galerias que fazem a ligação entre a Gruta dos Moinhos Velhos e a Gruta da Contenda. O primeiro resultado destas explorações foi a ligação entre dois sectores inundados da Gruta dos Moinhos Velhos, o Labirinto e o Rio Negro. Em simultâneo, verificou-se que a ligação não se faz por uma galeria única, seguindo o padrão da ligação fóssil entre a Gruta dos Moinhos Velhos e a Gruta da Pena, mas sim por várias ramificações. Enquanto algumas se ligam a andares superiores ainda não conhecidos, outras aprofundam-se parecendo manter um declive que as levaria a cotas inferiores às da Gruta da Contenda. Estas campanhas de espeleomergulho constituíram motivos de divulgação das Grutas de Mira de Aire. A actuação dos espeleólogos e a movimentação dos equipamentos em parte do circuito turístico e nas zonas anexas causam uma apreciação positiva nos grupos de turistas. As actividades são motivo para imprensa local e regional chamar a atenção para as grutas turísticas e as notícias mais sensacionais ou de síntese têm sempre reflexo a nível nacional.

Artigo completo (pdf)